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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Atividade Curso Inclusão Digital

A sociedade está passando pela revolução das tecnologias e dos sistemas de comunicação que está aberto a todas as pessoas, criando vivências universais. Não se aprende mais apenas com informações limitadas à sabedoria e retenção dos educadores (mesmo que esses estejam bem preparados), o espaço de sala de aula ficou pequeno para tanta informação produzida pela humanidade.

Comente a afirmação acima:

para isto pode consultar o site http://www.eca.usp.br/prof/moran, tecnologias na educação

4 comentários:

  1. A rede mundial de computadores (internet) é realidade virtual mundial, com o acesso a informação em tempo real a qualquer parte do mundo. Enquanto nós professores ficamos lendo os livros, os alunos viajam em tempo real pelo mundo, observando e interagindo com as novidades do mundo.
    Contudo essas informações sem a devida contextualização e conhecimento, não adiantam e algumas vezes até atrapalham.
    A sala de aula hoje é o mundo, ou uma tela de computador, essa modificação é rápida.
    A mudança que está ocorrendo, a constante transofrmação e aperfeiçoamento das tecnologias, implica em modificações na sociedade, na sala de aula, principalmente nas posturas e formas de discutir as informações.

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  2. Em uma sociedade onde circulam enormes quantidades de informações e os meios de comunicação propiciam mais atrativos, as coisa deixados pelos antepassados passa a ser momentos raros na vida do indivíduo. E a tela de um comportador vem para nos auxiliar na sala de aula.
    Segundo Nelson e Claudino Piletti (1988),
    Reformas foram efetuadas em todos os níveis, impostas de cima para baixo, sem a participação dos maiores interessados – alunos, professores e outros setores da sociedade. (p.231
    Tudo isso nos conduziu a um período de grandes incertezas no que diz respeito às questões dos processos da humanidade.
    Parte-se do pressuposto de que mesmo quando as mudanças não estão em evidência no campo teórico e no campo das políticas, as formas de materializar novas teorias e desafios em ações fazem parte da natureza.
    Vivemos uma época de transformações aceleradas, ditadas pela expansão irreversível da tecnologia .O avanço tecnológico promove transformações, influindo no comportamento social, alterando hábitos, maneiras de pensar, sentir, agir, ou seja transformando o planeta em uma grande aldeia global.
    Transformações são constantes em todo as áreas então agora basta prepararmos aulas mais atrativas com a ajuda da tecnologia. Mas aos poucos esse desafio vai se tornar uma realidade maravilhosa em nossas escola onde o ensino-apredizagem vai ser muito mais produtivo.

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  3. O avanço tecnológico na década passada andava a passos largos. Atualmente o avanço não anda, voa. A Internet oferece tanta coisa que não temos condições de avaliar. Perdemos a noção da velocidade com que as inovações acontecem. Precisamos estar constantemente ligados nas novidades que surgem e acompanhar a evolução da tecnologia para não sermos esmagados pelas invenções tecnológicas que surgem diariamente. Nossos alunos fazem parte da nova geração que tem muito maior facilidade em digerir as novidades que surem na área da tecnologia e nós professores precisamos estar preparados para, ao menos, acompanhá-los no cotidiano escolar e, utilizando-nos destas ferametas disponíveis, podermos transformar as aulas mais interessantes e motivadoras.

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  4. As tecnologias existentes revolucionaram o modo de ver o mundo. Hoje todos temos acesso à informação no momento em que os fatos estão acontecendo.
    Entretanto, informação isolada não significa construção de conhecimento.
    Bem na verdade,

    "O aluno nem precisa ir à escola para buscar as informações. Mas para interpretá-las, relacioná-las, contextualizá-las, só as tecnologias não serão suficientes. O professor o ajudará a questionar, a procurar novos ângulos, a relativizar dados, a tirar conclusões." (MORAN, 2006, p. 8)


    Ainda segundo MORAN (2006), depois que os alunos tem acesso às informações, eles a poderão utilizar para construir o conhecimento com o auxilio do professor, que os ajudará a interpretar essas informações, relacionando e contextualizando-as.
    Contudo

    "Ao mesmo tempo em que os adolescentes de hoje vivem mergulhados no mundo digital, pois pertencem à geração conectada, a cada nova tecnologia que surge acentua-se o fosso digital, devido à exclusão social e às dificuldades ainda não superadas pelos sistemas de ensino para incorporar as novas tecnologias às atividades da escola." (ALMEIDA, 2009, p. 75)

    Em razão disso

    "torna-se necessário não só introduzir tecnologias nas escolas, mas, sobretudo, integrá-las numa perspectiva crítica que proporcione condições político-pedagógicas para que educadores, alunos e comunidade compreendam e utilizem as linguagens das mídias, expressem o pensamento, dialoguem, desenvolvam a criatividade e a criticidade." (ALMEIDA, 2009, P.76)



    É inegável que:

    "A utilização de tecnologias como elementos de mediatização entre o conhecimento científico e as experiências da vida dos alunos pode representar um impulso intelectual, social e político em direção a uma sociedade menos excludente e mais solidária, cujo exercício da democracia é interpretado como uma "forma de vida associada, de experiência conjunta e mutuamente comunicada" (DEWEY apud ALMEIDA, 2009, p. 77).




    REFERÊNCIAS

    ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 75-89, jan. 2009

    MORAN, José Manuel. O vídeo e a TV na educação. Cadernos REBI. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2006

    SETTE, Sonia Schechtman. A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO PARA UMA ESCOLA CIDADÃ.

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